Sujeira no ar-condicionado pode ser nociva para a saúde

04:05 Unknown 0 Comments



O filtro de ar-condicionado ou ventilador é o responsável por purificar o ar que circula dentro do veiculo. Odores estranhos e irritação das vias respiratórias podem indicar que está na hora de realizar uma revisão no ar-condicionado do seu veículo.

Com tanta fumaça e poluição, a limpeza e manutenção do ar-condicionado do veículo deve ser feita preventivamente a cada 20.000 km rodados. Nela, verificam-se fluído de gás, o filtro, e o óleo. Já a troca do filtro de cabine deve ser feita a cada 6 meses, ou no máximo um ano. E a higienização preventiva do filtro, dutos e cabine, deve ser feita a cada 6 meses. 

O primeiro componente e o mais fácil de ser trocado é o filtro de ar ou filtro de pólen. Ele é o responsável por “segurar” a sujeira e proteger o sistema, no entanto, para isso, deve ser trocado, de preferência, a cada revisão

Os primeiros sinais de que o filtro está muito sujo são o cheiro de mofo e a dificuldade de ventilação, quando é necessário colocar o ar em velocidades maiores. Embora não afete o funcionamento do veiculo, é relevante para a saúde dos passageiros, quando não trocado pode provocar alergias e problemas respiratórios. Ele retém a poeira, ácaros e a poluição do ar externo que entra no veiculo.

Há dois tipos de filtros que podem ser utilizados no carro, mas isto vai de acordo com a opção da montadora. Um é branco, chamado filtro de partícula. O outro é de carvão ativado, o mesmo usado nas velas de filtro de água. A função é igual para ambos: limpar o ar que vai entrar no habitáculo, mas o de carvão tem maior capacidade de filtrar gases e odores. 

Sempre usar produtos dentro dos padrões mínimos estabelecidos pelo fabricante do veiculo.

Nunca deixar passar além do período máximo de troca, economizar no filtro significa gastar no motor, o que fica bem mais caro.

You Might Also Like

0 comentários: